Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Seu José, o batalhador



Conheci o Seu José numa obra perto da minha faculdade. A princípio, se tratava de um caminhoneiro, mas logo percebi que também ajudava na obra em si. Tem 47 anos e é um homem simples e muito gentil. Uma daquelas pessoas que dá medo de falar alguma coisa que as machuque, mesmo sem ter a intenção.
Estava com as roupas sujas do trabalho e aparentemente ocupado. Ainda assim, me deu atenção. A primeira coisa dita por ele, quando anunciei que queria um retrato, foi: “Então, por favor, escreve aí que eu tô sujo assim não porque eu quero, mas porque eu sou batalhador. Coloca essa palavra. Batalhador”. Falou de uma maneira humilde, quase se desculpando.
Seu José me contou que sua filha estuda na UTFPR. O pai tem orgulho de ter conseguido colocar a menina numa universidade renomada, mesmo com tantas dificuldades. No entanto, não sabe dizer o que ela cursa. 
Seu José é, como tantos outros trabalhadores, um batalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário