Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Alegria inesperada


Um rapaz de aparentemente 20 e poucos anos cortava a grama da Praça Brigadeiro-do-Ar Mário C. Eppinghaus  quando eu o abordei. Pedi para tirar uma foto.
– É um trabalho para a faculdade – expliquei. 
Ele para, pensa um pouco, me parece tímido. Então solta:
– E minha mãe, hein... Disse que eu nunca ia chegar na faculdade...
Um segundo. É o tempo que eu fico parada, pensando se devo rir ou ficar quieta, achar graça ou “sentir muito” pela falta de oportunidade do cortador de grama. Um segundo cortador acaba com a minha dúvida, caindo no riso.
– Esse Maicon... – diz ele recuperando o fôlego.
– E você, quem é? – pergunto, analisando a criatura de lenço no pescoço.
– MC Morcego, mas se precisar colocar um nome bonitinho, coloca Douglas aí, vai.

Mais uma sessão de riso. Agora dos dois.
Converso um pouco com eles, pergunto nome, idade, outras profissões... São pintores também. 
– Enfim, posso tirar uma foto de vocês?
Os dois logo se juntam – não sem antes fazer pose – para eu poder bater a foto. Fazem cara de mal, enquanto os outros cortadores olham curiosos.
– Agora eu quero uma foto de cada um, pode ser?
Antes de esperar a resposta já vou me afastando e me preparando para capturar Maicon de corpo inteiro. Tenho que ser rápida, vai que ele diz não antes de eu ter apertado o botão da máquina? 
Antes de bater a foto, ouço no fundo:
– Vai lá, Maicon! Mãozinha na cintura! Dá um show!
E mais risadas de Douglas, o engraçadinho – já as reconheço com facilidade depois de tanto ouvi-lo rir.
Tiro a foto rapidamente, antes que Maicon possa recusar.
É aí que olho para Douglas.
– Também tenho que ter uma foto sua sozinho...
– Tem é, moça?
Preparo a câmera e, na hora do click, ele acena para os colegas que estão distantes. E no maior estilo celebridade. Os outros cortadores, antes curiosos, agora riem do MC Morcego fazendo pose para sair bem na foto.
– Pronto, ficou ótimo – digo para os dois.
Agradeço a gentileza e vou embora. Enquanto vou tomando meu rumo, olho para trás e vejo os dois cortadores, Maicon e Douglas, rindo com os colegas de trabalho da situação. Eu também saio rindo. 
Quem diria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário